Schirley Dalmagro, ILSC-Vancouver

Schirley Dalmagro

Schirley Dalmagro, 30 anos
De: Florianópolis, SC
Cursos: Curso de Négocios/ILSC-Vancouver

Por que você escolheu estudar no Canadá?
Quando eu estava considerando a possibilidade de estudar inglês no exterior, comecei a procurar uma opção que poderia me oferecer não apenas a aprendizagem da língua, mas também, onde eu poderia me divertir e melhorar a mim mesmo. Eu escutei muitas coisas boas sobre o Canadá, mas duas coisas eram realmente importantes para eu tomar a minha decisão: a qualidade de vida (segurança) e as pessoas amigáveis (educadas e respeitosas para com os estrangeiros e abertas à diversidade).

O que você mais gosta na escola?
Os professores entendem muito sobre a diversidade cultural na mesma classe. Eles tentam gerir todas as diferentes origens, crenças e opiniões para criar um ambiente agradável para todos. Além disso, eles estão sempre abertos para conversar, mesmo se você quiser apenas algumas dicas sobre passeios e sobre o estilo de vida canadense, ou discutir questões complexas fora da sala de aula. Conhecer pessoas de diferentes países é em fato interessante, você será capaz não só de praticar o idioma, mas também  aprender mais sobre novas culturas.

Você enfrentou qualquer tipo de “choque cultural” quando você chegou?
Fiquei surpresa sobre como atividades voluntarias é importante para os canadenses. Esta atividade é uma grande oportunidade para você praticar e desenvolver suas habilidades de linguagem, experimentar a cultura e os hábitos do Canadá e estabelecer contatos. Há realmente muitas opções, se você quiser desfrutar e ajudar a sociedade canadense e eles realmente apreciam esta atitude. O respeito que eles têm para a diversidade é bastante interessante também. Se você andar apenas alguns minutos a pé pelas ruas você vai encontrar pessoas diferentes, com todos os tipos de estilos de vida pacificamente convivendo juntas.

O que você vai sentir mais falta sobre o Canadá quando você for embora?
A coisa que eu vou sentir mais falta é o estilo de vida canadense. As pessoas aqui não perdem a chance de sair e fazer alguma coisa, eles estão sempre correndo, fazendo caminhadas, ciclismo e desfrutando do sol nos belos parques daqui.

Você tem algumas dicas para poupar dinheiro enquanto estuda no exterior?
Eu acho que é uma boa ideia para conversar com os moradores locais e descobrir alguns lugares para comer bons e baratos. Além disso, esteja preparado para andar muito! Você vai com certeza poupar dinheiro e descobrir um monte de novos lugares e apreciar a vista também. Outra coisa que é muito comum é gastar muito dinheiro comprando coisas, especialmente dispositivos tecnológicos, devido à grande diferença de preços. Mas tente controlar-se e investir o seu dinheiro viajando.

Como você acha que você vai se beneficiar de seu estudo no exterior?
Eu acredito que vou melhorar a minha fluência no idioma e precisão, porque eu não estou apenas aprendendo a pronunciar corretamente, mas também quais são as palavras adequadas para cada situação específica. Na minha opinião, estudar no exterior te ajuda a pensar automaticamente em inglês também, o que permitem que você fale a língua estrangeira naturalmente. Viver por um tempo no exterior vai fazer que você tenha que falar inglês em cada situação, e ao usar a linguagem na vida real vai reforçar a sua compreensão.

Que conselho você daria para um estudante brasileiro que vai viajar para o exterior para estudar pela primeira vez?
Antes de viajar para um país estrangeiro, eu acredito que é importante pensar sobre o que você realmente quer alcançar com esta viagem e então você será capaz de definir suas metas e planejar sua estratégia para alcançá-las. Se você fizer isso antes de ir, você evitará frustrações e você vai otimizar seu tempo no exterior. E não se preocupe se você quiser mudar todos os seus planos quando você chegar lá! Isso mostra que a viagem está fazendo você pensar sobre suas escolhas e necessidades, e talvez dirija sua vida para algo totalmente novo.