Renato Ferreira, Escola de Idiomas Rose of York, Londres

Renato Ferreira studying in London

RenatoFerreira, 22 anos

Origem: Salvador

Estudando: Inglês

Por que você escolheu estudar na escola de idiomas Rose of York?

Eu queria uma escola na área central de Londres, que tivesse uma boa reputação, mas que também oferecesse preços acessíveis. Na época em que eu estava procurando por um local, a Rose of York estava oferecendo um ótimo desconto para estudantes brasileiros que pretendiam fazer intercâmbio, então acabou se tornando uma escolha fácil.

Do que você mais gosta nessa escola?

A escola foi muito flexível quanto à data para que eu iniciasse o curso. Eles são muito amistosos e, como mencionei, a localização é muito central. Assim, após as aulas, posso gastar um tempo no centro de Londres: comprando na Oxford Street, andando pela Hyde Park, bebendo no Soho. É um lugar excitante para estar.

Você faz parte de algum clube ou associação?

Não, ainda não. Eu já possuía vários amigos em Londres, que fiz durante férias que havia passado na Inglaterra anteriormente. Eu prefiro passar o tempo com eles e viver como um londrino. Isso é uma boa oportunidade para praticar o meu inglês também.

Do que você mais gosta em Londres?

Amo o clima frio. Eu venho de uma cidade no Nordeste do Brasil onde é muito quente, isso é terrível. Eu amo a neve, o vento frio, o céu nublado – tudo isso! Além disso, Londres é uma cidade muito movimentada, mas tudo funciona muito bem aqui: o metrô e os ônibus chegam sempre na hora e são muito confortáveis. Londres é um lugar muito famoso e icônico e tem sido muito excitante estar vivendo aqui.

Quais são suas bandas inglesas favoritas?

Eu adoro as Spice Girls, elas são ótimas. Eu também sou fã de Lana Del Rey – ela é americana, mas vive em Londres. Eu também gosto de Kylie Minogue – ela é australiana, mas vive em Londres há muitos anos, então todos pensam nela como uma inglesa.

E quais boates e restaurantes vocês prefere?

A minha boate favorita é a XXL em Southwark. É um clube gay muito divertido. Londres têm muitas boates, dependendo do que esteja procurado. Eu também gosto muito de ir a bares no Soho e em Vauxhall. Há um ótimo restaurante brasileiro chamado Tia Maria em South Lambeth Road,  Stockwell, que não é muito caro e tem uma equipe muito simpática. Eles fazem uma ótima coxinha e oferecem descontos especiais nas refeições às terças-feiras à noite. Além disso, também há música ao vivo, que é ótima.

Quais são as principais diferenças entre a Inglaterra e o Brasil?

Há muitas! A Inglaterra tem uma série de regras, o que faz com que as coisas funcionem bem e sejam organizadas.  A arquitetura e o clima são muito bons – o que, provavelmente, devem ser as maiores diferenças. Londres é realmente um lugar muito sério – vários prédios altos e empresários. É um estilo de vida totalmente diferente do Brasil.

Que tipo de emprego você gostaria de ter quando se formar?

Estou procurando por um emprego na área de turismo em que possa usar os meus conhecimentos da língua inglesa. Talvez, trabalhar em um hotel cinco estrelas em um local como Búzios ou Ilha Grande. Eu também gostaria de trabalhar como comissário de bordo em uma empresa aérea. Eu acho que deve ser um trabalho muito interessante. Amo viajar e voar, então, seria o emprego perfeito para mim.

Você tem algum conselho para dar a um estudante que deseje fazer intercâmbio pela primeira vez?

Penso que é importante tentar fazer amizade com as pessoas do país que você vai visitar. Há alguns sites nos quais você pode fazer perguntas e receber conselhos. Eu recebi uma grande ajuda de uma agência que auxilia estudantes brasileiros que desejam estudar no Reino Unido. Sem a ajuda deles, acredito que eu não teria conseguido organizar tudo. Do que você vai sentir mais falta quando retornar ao Brasil? Dos amigos que eu fiz e de como é excitante viver em Londres. É uma cidade grande, impressionante e eu adoro estar aqui. É muito diferente da minha casa.