Leo, Perth, Australia

On TV supporting World Cup

Perfil do estudante Study Perth – Leo Satoshi Nakamura, ex-aluno ACAE, atualmente chef no Clarences

Por que escolheu estudar na Austrália?
Por ser um país muito bem estruturado e com uma cultura totalmente diferente do Brasil, foi umas das primeiras opções na minha ideia de aprender a língua inglesa fora do Brasil. Com certeza o clima da Austrália deixou as coisas mais fáceis para a decisão final.

leo on Rottnest Island

O que você mais gosta na escola?
Gosto muito da diversidade de nacionalidades dentro da escola o que me dá a possibilidade de conhecer diferentes culturas e ao mesmo tempo aprender inglês.

Do que você mais gostou em Perth?
Gostei das praias em geral. Os australianos dão muito valor a questão da natureza e ele preservam da melhor maneira possível todos lugares públicos por aqui. Os parques são muito bem cuidados por aqui.

Você foi membro de algum clube ou sociedade?
Normalmente jogo bola semanalmente com time de futsal que montamos com a galera do trabalho. Ao mesmo tempo, aqui em Perth tem muitas comunidades brasileiras o que ajuda muito na hora de dar uma saída é descontrair. Toda quinta-feira em Perth rola uma festa brasileira aqui, organizado ou chamado de Brazilian Night. Grupo BrazilWA também organiza muitas coisas legais como festa junina, carnaval só pra ajudar ainda mais e fazer os intercambistas brasileiros se sentirem mais em casa.

Quais as principais dificuldades em estudar no exterior?
Acho que com relação a Austrália o choque de cultura não foi muito visível pois os australianos são bem receptíveis. Acho que a maior dificuldade poderia dizer que são saudade dos amigos e familiares.

football team

Você teria alguma dica de como economizar dinheiro durante um estudo no exterior?
Na minha opinião, a melhor maneira de economizar dinheiro aqui na Austrália foi achar uma casa para dividir as contas com amigos aqui em Perth. O que eu sempre faço é estipular uma quantia pequena separada para sair com amigos ou visitar lugares. Dessa maneira tenho mais controle de quanto gasto na semana. Aqui na Austrália eles recebem por semana diferente do Brasil que no caso seria por mês. Outra ideia seria procurar qualquer emprego básico por aqui para dar uma ajuda a mais no bolso e também a melhorar o inglês.

Você teria algum conselho para dar a um estudante que deseje estudar no exterior pela primeira vez?
Primeiramente não ter medo. Sempre temos a ideia de que sair da zona de conforto do próprio país pode dar errado ou algo do tipo, mas sair do país pode ser uma experiência única na vida de cada um e com toda certeza, sempre iremos aprender/conhecer algo novo e levar para vida toda. No final das contas a melhor maneira de aprender uma outra língua e cultura de um país é vivendo o dia a dia no país a desejar.