Joao Pedro Maia, University of Texas at Tyler

ut tyler student

Joao Pedro Maia, University of Texas at Tyler

Por que você escolheu estudar nos EUA?
A oportunidade de estudar nos EUA veio inicialmente através do emprego do meu pai. Como Oficial da Marinha do Brasil, ele foi designado a uma posição em Washington D.C. por 2 anos. Eu comecei minha educação de nível superior enquanto eu estava morando em Maryland e lá eu percebi que os EUA poderia me oferecer uma qualidade de vida e de educação muito melhor do que o que eu poderia conseguir no Brasil. Obter meu bacharelado aqui vai definitivamente abrir muitas portas na minha vida.

O que você mais gosta na escola?
O que me trouxe a The University of Texas at Tyler foi o fato de a escolar fazer parte do University of Texas System e as oportunidades de bolsa de estudo para estudantes internacionais oferecidas aqui (o que em Maryland era praticamente inexistente!). Eu também gosto das diversas diferentes formas em que você pode se envolver no campus como organizações estudantis, Greek life, e os vários eventos que acontecem no campus. A primeira semana de aulas é cheia de eventos e atividades divertidas e eu fiquei bastante animado com isso no meu primero semestre aqui.

O que você mais gosta em Tyler?
Tyler é uma pequena cidade e eu gosto da vida calma e tranquila de cidades pequenas. Ao mesmo tempo, existem lugares divertidos para se ir na cidade. Além disso, o clima daqui não é tão frio como o de Maryland, o que o torna mais similar ao clima do Brasil. A cidade também não está tão longe de grandes cidades como Dallas, Austin, e Houston se você quiser ir a maiores festivais de música ou eventos esportivos por exemplo.

Você enfrentou qualquer tipo de “choque cultural” ao chegar?
Eu enfrentei um choque cultural maior quando eu me mudei para Maryland do que quando eu me mudei para o Texas. Interação social nos EUA é definitivamente diferente do que no Brasil. Entretanto, pessoas do sul como os Texanos parecem ser mais amigáveis, assim como o povo brasileiro.

Você tem algumas dicas para poupar dinheiro enquanto estudar no exterior?
Estudar no exterior pode ser caro, especialmente comparado ao Brasil, onde existe a oportunidade de ensino superior gratuito. Entretanto, na minha opinião, a qualidade de vida e do ensino daqui pagam o preço. Uma boa dica para se poupar dinheiro enquanto estudar no exterior é alugar seus livros escolares ao invés de comprá-los., ou comprar livros usados se você realmente quiser comprá-los.

Como você acha que você se beneficiará do seu estudo no exterior?
Além do fato de se tornar fluente em uma outra língua, eu acredito que estudar no exterior te dá uma perspectiva diferente de mundo. Os EUA em particular é um país onde pessoas do mundo todo vem para trabalhar em projetos e/ou pesquisas que mudam o mundo. Portanto, estudar aqui abre uma porção de oportunidades para você.

Que conselho você daria para um estudante brasileiro que irá viajar para o exterior para estudar pela primeira vez?
Estudar no exterior é uma oportunidade única, então aproveite o máximo que puder. Trabalhe bastante nas suas aulas, se envolva com alguma atividade no campus, e divirta-se!