Julio e Guido, Eastern Michigan University

Eastern Michigan University

Julio Wehba Bruna e Guido D’Ambrosio, Eastern Michigan University

 

Por que vocês escolheram estudar nos Estados Unidos?
Quando estávamos no ensino médio, nós começamos a pensar sobre os nossos objetivos de vida – nós dois queríamos ser jogador de futebol, mas também queríamos estudar algo que nos permitisse vencer na vida. Decidimos que estudar no nosso país de origem não seria o suficiente pra gente, levando em conta a proporção dos nossos sonhos. A América, um lugar onde poderíamos ter acesso ao esporte, estudo acadêmico e adquirir mais independência pareceu ser o lugar certo pra gente!

Do que vocês mais gostam na escola?
Assim que chegamos na Eastern Michigan University, nossos olhos brilhavam de encanto com a escola! Ela é enorme e possui uma ótima infraestrutura, alguns prédios são bem tradicionais, mas a maioria deles são prédios modernos com bastante tecnologia – adoramos disso. Outra coisa que a gente gosta muito na EMU é que, mesmo sendo uma escola grande, as pessoas ainda são acolhedoras – não tivemos problema em se adaptar à EMU.

eastern michigan university campus

Do que vocês mais gostam na Ypsilanti?
Ypsilanti (Ypsi) é uma cidade que satisfaz todos os tipos de pessoas com diferentes interesses. Ypsilanti pode ser uma cidade bem calma, dependendo da área onde você está. Mas, ao mesmo tempo, se estiver está à procura do que fazer, você consegue encontrar tudo o que quiser, como cinema, restaurantes, bares, clubes, museus, etc.

Vocês enfrentaram algum tipo de “choque cultural” quando chegaram?
É sempre difícil lidar com uma grande mudança deste nível. As pessoas agem de forma diferente da qual você está acostumado e, no início, você luta para se adaptar ao novo ambiente. É exatamente aí que as coisas começam a ficar fáceis, se a escola que você escolheu for acolhedora. Se mantiver contato com as pessoas, participar de eventos e tentar entender diferentes culturas, tudo será mais fácil.

eastern michigan university football

Vocês têm alguma dica para economizar dinheiro enquanto estiver estudando no exterior?
Bom, vou falar o básico: morar fora do campos é sempre uma boa idea para economizar dinheiro, assim como comprar e cozinhar sua própria comida e procurar emprego dentro do campus, ou até mesmo fora do campus, se possível. Com um horário flexível, você pode trabalhar e estudar sem se sentir sobrecarregado com ambas as atividades.

Qual vantagem vocês acham que eu terei com o intercâmbio?
Primeiramente, o seu currículo chamará a atenção – experiência multicultural e fluência em Inglês. Depois, as experiências que você adquire durante o intercâmbio não poderão ser encontradas em nenhum outro lugar. Você pode estudar num país com as tecnologias mais modernas e vivenciar isso é uma vantagem e tanta. Além disso, poder desenvolver sua própria independência a milhares de quilômetros longe de casa é uma sensação incrível; você nunca será o mesmo cara que saiu do Brasil a alguns anos atrás – você retornará como um adulto, pronto para o que a vida tem a oferecer.

eastern michigan university students

Qual conselho vocês dariam para um estudante Brasileiro que irá fazer intercâmbio pela primeira vez?
Foco, independente de qualquer coisa. Antes de chegar aqui, escreva cinco objetivos que você possui na vida e tente focar neles todo dia. Tente manter contato com todos os estudantes internacionais no campus assim que você chegar, porque eles estão na mesma situação que você e um pode ajudar o outro. Além disso, faça video-chamada com a sua família ou namorado/namorada, pois eles lhe darão força para continuar quando os obstáculos tentarem te colocar para baixo. Não tenha medo de mostrar aos Americanos quem você é – você encontrará pessoas aqui que são como você. Saia da sua zona de conforto e vai viver a vida ao extremo durante esses quatro anos que você estiver aqui – como dizem, “são os melhores quatro anos da sua vida.”