Carolina Barbosa, Northwestern Michigan College

carolina barbosa

Carolina Barbosa
Northwestern Michigan College

Por que você escolheu estudar nos EUA?

No começo eu não tinha certeza do que eu queria estudar. Eu sabia que queria algum tipo de engenharia, mas não conseguia decidir entre química, industrial ou civil. Nos EUA, diferentemente do que no Brasil, o estudante não tem que escolher a area de estudo imediatamente. O estudente tem a opcao de frewuentar diferentes aulas que irão ajudá-lo a descobrir o que ele realmente quer prosseguir profissionalmente. Acho que essa foi uma das principais razões pelas quais eu escolhi para vir estudar aqui.

O que você mais gosta na escola?

Atualmente eu estudo em uma faculdade comunitária que é significativamente menor quando comparada a uma universidade de maior porte, mas o que eu realmente gosto daqui são todas as oportunidades que são oferecidas aos alunos. Mesmo na NMC que é um colégio da comunidade, ele ainda tem clubes de estudantes que se reúnem semanalmente para falar ou fazer atividades de seu interesse comum. Esses clubes  facilitam a experiência de fazer novos amigos, especialmente para nós, estudantes estrangeiros que vêm para uma nova escola sem conhecer ninguém. Outras oportunidades incluem palestras e eventos da escola em muitos assuntos diferentes que a escola oferece.

Você enfrentou qualquer tipo de “choque cultural” ao chegar?

Antes de vir para a faculdade eu já tinha sido um estudante de intercâmbio, então eu sabia o que esperar. Mas como sendo um estudante brasileiro que eu fiquei enjoada de hambúrgueres e comecei a  ter saudades do meu arroz e feijão de todo dia.

Você tem algumas dicas para poupar dinheiro enquanto estudar no exterior?

Eu diria que só comprar o que é realmente necessário .. ir as compras todo fim de semana só porque alguns produtos nos EUA  sao mais barato, não significa que é realmente uma urgência hahah. Quando eu saio com os meus amigos, nos normalmente procuramos fazer atividades que são ao ar  livre ou não custam tanto. Uma caminhada no parque, jogar frisbee, ir dar um mergulho ou um piquenique são atividades que não vao te custar tanto, mas ainda sao diversao garantida.

Outra boa idéia é procurar oportunidades de voluntariado. Essas oportunidades sempre são divertidas, e você tem a oportunidade de conhecer novas pessoas alem de ser um plus em seu currículo.. e você ainda pode obter alguns benefícios gratuitos tais como passes ou cartões de presente

Como você acha que você se beneficiará do seu estudo no exterior?

Eu acredito que a experiência de estudar no exterior, aprender sobre outras culturas e sair da sua zona de conforto é o melhor aprendizado que alguém pode ter. Estudar no exterior ensinou-me a ponderar e tomar minhas próprias decisões, me ensinou que a diversidade é a chave para ter uma melhor compreensão da nossa sociedade e do mundo como um todo, estudar no exterior abriu meus olhos para o bem e para o mal … também me ensinou como para lidar com qualquer situação que é posta em sua frente… eu me sinto muito mais pronto para o mundo real do que antes.

Que conselho você daria para um estudante brasileiro que irá viajar para o exterior para estudar pela primeira vez?

“Se os seus sonhos não te assustam, então eles não são grandes o suficiente” .. Eu estava com tanto medo de me mudar  para a América para estudar e ganhar o meu diploma e bacharelado, pois isso significava deixar todos os meus amigos e família para trás por um tempo muito longo, mas eu sei que vai valer a pena no final. Portanto, seja corajoso, sair de sua zona de conforto e se divirta.