Bruno Figlio – University of Hawaii at Hilo

Bruno Figlio

Bruno Figlio – University of Hawaii at Hilo

Por que você escolheu estudar nos EUA?
Escolhi vir para os Estados Unidos porque eu jogo tênis desde os 4 anos de idade e aqui eles oferecem muitas oportunidades para atletas. Eu tenho bolsa aqui e jogo tênis pela faculdade.

O que você mais gosta na escola?
O que eu mais gosto aqui é que durante os meses de Fevereiro a Maio eu viajo para vários estados diferentes para competir com o time de tênis.

O que você mais gosta em Hawaii?
O que u mais gosto no Hawaii é surfar quando tenho um tempo livre e ir me aventurar nos vários lindos lugares que esta ilha nos oferece

Você enfrentou qualquer tipo de “choque cultural” ao chegar?
Primeiramente eu fui estudar na California por dois anos e depois transferi para o Hawaii. Quando cheguei la eu tinha 17 anos e foi um sentimento muito bom de crescer e ganhar essas experiencias, mas depois de um tempo é normal ficar meio depressivo e sentir falta da familia, comida e suporte dos pais. E até hoje com 21 anos e meu ultimo ano na faculdade eu sinto falta disto as vezes.

Você tem algumas dicas para poupar dinheiro enquanto estudar no exterior?
Comprar comida e cozinhar é a melhor forma de economizar. Comer fora de casa é muito caro e a comida não é muito saudável. Tentar ganhar bolsas, tanto académica quanto esportiva é uma outra maneira de ganhar um dinheiro extra, eles oferecem muitas bolsas. E achar um lugar perto da faculdade e barato para morar, os dormitórios da faculdade são bem mais caros do que alugar um quarto e dividir uma casa com outras 2-3 pessoas.

Como você acha que você se beneficiará do seu estudo no exterior?
Muitas portas se abrem quando voce tem o ingles fluente, experiencia de morar fora e um diploma de outro pais. Você pode tanto arrumar um emprego aqui nos Estados Unidos ou um emprego e um nível muito bom no Brasil. Alem de que o diploma Americano é valido em muitos outros países.

Que conselho você daria para um estudante brasileiro que irá viajar para o exterior para estudar pela primeira vez?
Não se desespere ao chegar nos Estados Unidos e não saber falar ingles direito, os americanos vão brincar com seu ingles ruim mas depois vão te corrigir e voce vai melhorar. Ser aberto a novas experiencias e amizades é muito importante. Aproveitar cada dia, não reclamar das coisas ruins que vão acontecer como tirar uma nota ruim na prova, mas agradecer por ter essa oportunidade de estar em outro pais estudando e saber que muita gente queria estar no seu lugar. Ligar para seus pais e amigos no FaceTime/Skype pelo menos 2-3 vezes por semana vai ajudar você a não ficar depressivo e sentir falta deles. Sair de sua casa o máximo de tempo possível, ir se aventurar, ir para a praia, bares, sair com seus amigos também vai te ajudar e esquecer um pouco de sua familia e antigos amigos e fará que voce se sinta melhor aqui. Se lembre que se voce se sentir depressivo algum dia, vá ao McDonalds que você se sentirá melhor haha