Alessandro, ESL Institute – St. Norbert College, DePere, Wisconsin

alessandro and his friends

Estudante: Alessandro Resende Heleno
Estudou: Inglês
Saint Norbert College, Wisconsin – (EUA)

Por que você escolheu estudar nos EUA?
Escolhi estudar nos EUA porque o custo das viagens e dos estudos é mais barato. Dependendo do período que você escolher para viajar e o tempo do seu curso de inglês, você pode ver e sentir as quatro estações do ano, inclusive no inverno você pode esquiar, coisa que não é possível no Brasil.

O que você mais gosta na Faculdade?
Alessandro O que mais impressiona ao estudante brasileiro de inglês é a organização da faculdade; a disciplina; a ajuda e acolhida dos professores; e a convivência com dezenas de estudantes dos cinco continentes. As aulas são na parte da manhã e à tarde você tem acompanhamento com professores e tutores para lhe ajudar nos exercícios e trabalhos escolares, à noite você pode usar a biblioteca para pesquisa ou se reunir com os colegas para juntos fazerem os exercícios das quatro habilidades da aprendizagem de língua: escrita, fala, audição e leitura.

O que você mais gosta no Saint Norbert College?
A dedicação dos professores, as salas de aula, a organização dos espaços da faculdade, e a maioria dos estudantes mora dentro do campus da faculdade. E o que eu mais gostei foi estudar com estudantes do Japão, África, Europa, América central, Coréia do Sul e com os mulçumanos da Arábia Saudita.

Você enfrentou algum tipo de “choque cultural” ao chegar?
Os americanos são mais reservados em relação aos brasileiros. Por exemplo, no Brasil nosso cumprimento muitas vezes é com um abraço e os americanos se reservam mais ao aperto de mão. O sistema educacional é muito diferente do Brasil. Os americanos também valorizam mais a educação religiosa do que os brasileiros. Eu pensava que os americanos não gostassem de estrangeiros sobretudo estudantes da América Central e do Sul, mas eu estava errado, eles tem um respeito e carinho muito grande por estudantes estrangeiros, sobretudo vindo do Brasil.

st. norbert college studentsO que você vai sentir mais falta dos EUA quando você for embora?
Meus amigos mulçumanos, japoneses, coreanos, bolivianos, espanhóis e etc. A neve, as quatro estações bem definidas, o esquiar com os amigos, e a busca por viver uma vida pauta por valores religiosos.

Você tem algumas dicas para poupar dinheiro enquanto estuda no exterior?
Os professores e colegas sempre ajudam qualquer estudante a escolher o melhor e mais barato lugar para visitar, a alimentação e as viagem para outros estados. Os colegas se reúnem e alugam um carro para passear. Outros colegas americanos dão dicas de hotéis mais baratos em lugares de grande atração turística como: Los Angelis, Nova Iorque, Boston, Miami e Washington.

alessandro and friends Como você se beneficiará do seu estudo no exterior?
É um outro mundo e uma outra cultura que se abre para você. Você aprende métodos novos de estudo, aprende os valores americanos, conhece outras religiões e culturas convivendo e morando com estudantes de diferentes países e religiões. É como se você estivesse visitando dezenas de países em um ano. Além é claro que sair dos EUA fluente no inglês.

Que conselho você daria para um estudante brasileiro que irá viajar para o exterior para estudar pela primeira vez?
Pesquise bem e entre em contato com o diretor de estudos de língua estrangeira. Veja os horários de estudos, o programa da Escola de Língua, quantos estudantes tem de outros países, se o dormitório é dentro do Campus e se o estado no qual você vai estudar tem as quatro estações bem definidas porque assim você pode sentir como o esquiar é bom e ver as diferentes cores das árvores na primavera. Maravilhoso… “é massa”…