Alana Santos Oliveira, University of Nebraska at Kearney

Alana

Alana Santos Oliveira
University of Nebraska at Kearney

Por que você escolheu estudar nos EUA?
Escolhi estudar nos EUA, particularmente para aprender inglês. Profissionalmente falando, os conhecimentos em saúde que eu poderia obter lá iriam contribuir muito na minha carreira, visto que as pesquisas estadunidenses na área da saúde são bastante avançadas.  Além disso, os EUA é um país com uma diversidade cultural muito grande, e com estudantes de vários lugares do mundo. Eu sabia que lá teria a chance de viajar e explorar lugares diferentes.

O que você mais gosta na escola?
As oportunidades que são oferecidas aos alunos internacionais para interagir, fazer novos amigos, conhecer mais sobre outras culturas. Esta experiência nos ensina muito. Na UNK você se sente acolhido, e sente os seus amigos mais perto de você. Existe uma facilidade ao estabelecer contato com os professores e funcionários da escola. Eles estão sempre muito disponíveis para ajudar os alunos em quaisquer situações.

O que você mais gosta em Kearney?
Kearney é uma cidade com uma ótima estrutura para receber estudantes internacionais. Não é muito grande e isso permite um contato diário com os amigos e outros estudantes. Sendo assim, você consegue praticar bastante a língua. É uma cidade segura, com uma ótima qualidade de vida e com pessoas muito amigáveis.

Você enfrentou qualquer tipo de “choque cultural” ao chegar?
Quando cheguei, senti que fui acolhida, e que não estava só. Dessa forma foi mais fácil para lidar com o “choque cultural”. Existem alguns hábitos diferentes dos nossos, mas quando você esta lá, você quer mesmo é viver com eles, e como eles.

Você tem algumas dicas para poupar dinheiro enquanto estudar no exterior?
Ao chegar, percebemos logo o quanto as coisas são baratas e queremos comprar tudo o que vemos pela frente. Compre somente o que você precisa. Aproveitem as atividades culturais que acontece na própria universidade, geralmente com a carteirinha de estudante a entrada é gratuita. Você pode encontrar também restaurantes com descontos para estudantes e com preços accessíveis.

Como você acha que você se beneficiará do seu estudo no exterior?
A vida universitária nos EUA nos traz independência e uma ótima oportunidade de interagir com pessoas de diferentes lugares do mundo. Quando você se envolve nas atividades, e está de mente aberta para conhecer lugares e pessoas, você realmente aprende muito, profissionalmente e pessoalmente. Você se conhece melhor, e aprende a lidar com as diferenças, entendendo que somos todos diferentes e que cada pessoa tem a sua historia, o seu lugar.

Que conselho você daria para um estudante brasileiro que irá viajar para o exterior para estudar pela primeira vez?
Vá com o intuito em viver todas as experiências possíveis. Faça amigos. Não se feche, busque informações, interaja com pessoas de diferentes culturas. Viva cada dia como se fosse o ultimo. O tempo passa rápido, no entanto, saia com a sensação de que você viveu cada segundo. Fale inglês o máximo de tempo possível. É importante também pesquisar o máximo de informações possíveis sobre o lugar que vai viajar, para saber realmente o que te espera por lá.