Estudar Matemática no Reino Unido

Estudar Matemática no Reino Unido

Estudar Matemática no Reino Unido

O estudo da matemática nas universidades do Reino Unido tem uma história muito longa, que remonta a mais de 500 anos até a Idade Média, começando nas universidades de Oxford e Cambridge. É claro que que isso muito imensuravelmente durante desde essa época e nos dias atuais mais de 70 universidades no Reino Unido oferecem cursos de graduação em matemática. Em 2014/15 havia cerca de 35.000 alunos estudando para um primeiro diploma em matemática (incluindo estatística) e mais 6.000 estudantes de pós-graduação.

A força da matemática no Reino Unido está fundamentalmente ligada à qualidade da equipe acadêmica que as universidades empregam. Os docentes de matemática no Reino Unido vêm de todas as partes do globo e ajudam a garantir que o ambiente dentro do departamento de matemática das universidades seja culturalmente diverso e inclusivo. Uma alta proporção desses acadêmicos está engajada em pesquisa em matemática, e essa é uma outra força do Reino Unido. Uma Revisão Internacional de Pesquisa em Matemática conduzida em 2010 concluiu que ‘a pesquisa em ciências matemáticas do Reino Unido é líder mundial em alguns campos, excepcional em muitos outros e forte no geral”. Se você estuda no Reino Unido, é provável que você seja ensinado por alguns dos melhores matemáticos do mundo.

O tipo de curso de graduação mais popular tem duração de 3 anos e leva a um diploma de bacharelado, mas há outras opções. Para aqueles que aspiram a uma carreira na pesquisa matemática, ou para pessoas que simplesmente querem estudar matemática com mais profundidade, muitas universidades no Reino Unido oferecem a opção de um programa MMath de 4 anos. Alternativamente, você pode querer passar um ano fora durante seus estudos, trabalhando na indústria ou no setor comercial para ganhar experiência adicional valiosa; cerca de 40 universidades no Reino Unido oferecem a opção de estudar matemática com um ano de colocação industrial. Também é possível estudar matemática junto com outra matéria – as escolhas mais populares são ciência da computação e economia – mais há várias outras combinações possíveis.

maths students in uk

Você provavelmente não se surpreenderá ao aprender que estudar matemática na universidade é bem diferente da experiência de matemática que você tem no ensino médio. A matemática é uma língua que nos ajuda a descreve todo o tipo de conceitos abstratos que sustentam a ciência e a engenharia. Às vezes estudamos esses conceitos como entidades em seu próprio direito e vemos para onde isso nos leva – e a história tem nos ensinado que isso pode produzir algumas descobertas surpreendentes que acabam tendo implicações profundas. Isso envolve aprender como construir argumentos rigorosos que constituem uma prova matemática. Por outro lado, às vezes investigamos ideias matemáticas através de domínios de aplicação particulares, de forma que é frequentemente a interpretação da resposta que é o verdadeiro desafio. Eu muitos casos o link entre a teoria matemática e as aplicações no mundo real é através da computação e os estudantes de matemática nas universidades do Reino Unido ganham experiência computacional considerável. A matemática é um tópico incrivelmente rico e, como estudante, você pode focar, particularmente nos últimos anos, naquelas partes da matéria que mais lhe interessam.

Os graduandos de matemática estão em demanda e essa demanda está aumentando. Entre 2011 e 2013 o número de pessoas trabalhando em cargos em que qualificações matemáticas são essenciais subiu em impressionantes 20%. Após concluir um diploma em matemática, o mundo é a sua casa. As habilidades que você terá aprendido são úteis em praticamente todas as carreiras que você possa imaginar, de contabilidade à pesquisa científica, e cargos ocupados por graduados em matemática possuem bons salários. O Institute of Mathematics and its Applications possui o site de Carreiras Matemáticas (http://www.ima.org.uk/careers/maths_careers.cfm.html) que fornece uma riqueza de informações para pessoas de todas as idades sobre as oportunidades disponíveis para aqueles que estudaram matemática.

Então, pelas mais variadas razões, escolher estudar matemática na universidade é eminentemente sensato. Deixa suas opções abertas e te permite escolher mais tarde de uma variedade de opções atrativas de carreira. Mas o fator mais importante que deve influenciar a sua escolha do que estudar na universidade é se você gosta daquela matéria. Nada vai melhorar a experiência que você tem como estudantes quanto o entusiasmo que você tiver pela matéria que você escolher estudar. Eu tinha uma paixão por matemática quando estava na escola e escolhi seguir na universidade. Eu não tenho dúvidas de que fiz a escolha certa!

Professor Chris Linton
President of the Institute of Mathematics and its Applications
Provost and Deputy Vice-Chancellor, Loughborough University