Rice University

Institiute Image Institute Logo
Address: Brasil@Rice, Rice University, 6100 Main St.; MS-388 Houston, TX 77005, USA
Tel: 713-348-2833
Email: mho1@rice.edu
Visit Website

SOBRE A RICE UNIVERSITY

Rice University Statue in the Central QuadA Rice University é bem conhecida como uma universidade nacional de pesquisa excepcional que oferece uma total abrangência de disciplinas acadêmicas e um compromisso único com a qualidade da experiência educacional de graduação. Isso inclui uma relação aluno-professor de mais de 6:1 em um ambiente no qual os estudantes têm a habilidade de criar relações fechadas com os professores (que são líderes em seus campos de pesquisa e estudo). A Rice é uma universidade altamente seletiva com aproximadamente 18.000 candidatos para uma turma de calouros de menos de 950 alunos.

O sentido próximo de comunidade é ainda mais reforçado com os graduandos sendo colocados em faculdades residenciais. O lindo e espaçoso campus da Rice University, com mais de 300 acres (pouco mais de 121 hectares) é pequeno o bastante para motivar um senso de possessão mesmo quando os estudantes participam das correntes culturais ativas de uma das maiores cidades dos Estados Unidos.

B@R logo

 

BRASIL@RICE

Brasil@Rice é o escritório da Rice University dedicado para intercâmbio com o Brasil e foi criado para promover e expandir mobilidade acadêmica e cultural entre a Rice University e universidades e instituições acadêmicas excepcionais do Brasil.

Rice Brazilian studentsA Rice atualmente possui parcerias, acordos e colaborações com as seguintes instituições Brasileiras:

  • CNPQ
  • CAPES
  • USP
  • FGV
  • UFSC
  • UNICAMP
  • UFMG
  • INSPER
  • UNIFESP
  • British Gas (BG)
  • IIE (Institute of International Education)
  • LASPAU
  • PUCRS
  • Mackenzie

SOBRE HOUSTON

Houston, Texas é a quarta maior cidade do país e é também um centro urbano internacional e diverso. Houston tem uma grande presença internacional, mas isso aumenta ainda mais com os 92 consulados estrangeiros afiliados, o terceiro maior corpo consular do país.

Os estudantes da Rice aproveitem uma rica vida na cidade. Eles vivenciam produções teatrais e musicais reconhecidas internacionalmente; torcem pelas maiores ligas de times profissionais esportivos; degustam pratos internacionais em mais de 6.000 restaurantes; e compram dentre as lojas mais faladas do momento; outlets cheios de descontos e o quarto maior shopping do país.

O QUE OS NOSSOS ESTUDANTES DO BRASIL FALAM SOBRE A RICE UNIVERSITY?

TESTEMUNHAS DOS ESTUDANTES BRASILEIROS:

Rice University studentMarco Túlio Fonseca Rodrigues, Estudante de Doutorado em Ciências Materiais e Nanoengenharia

Meu nome é Marco Rodrigues e sou originalmente de Divinópolis, uma cidade no coração do estado Brasileiro de Minas Gerais.

Sou um Doutorando no 4º ano do programa de Ciências Materiais e Nanoengenharia na Rice e meu principal interesse de pesquisa é criar dispositivos de acúmulo de energia que possam trabalhar em temperaturas muito baixas e muito altas, com impacto potencial em eletrônicos biomédicos, extração de óleo e exploração do espaço. Apesar da minha formação original ser o campo da Química, ciências materiais é essencialmente um estudo da matéria em escalas diferentes e a minha transição para esse novo campo foi tranquila.

Minha história na Rice começou em 2012. Na época eu estava estudando o mestrado em Físico-Química na UFMG (Brasil) e uma colaboração entre o meu orientador e um professor da Rice me deu a oportunidade – e bolsa de pesquisa – para vir para cá como um aluno visitante por 9 meses. Foi como um marco na minha vida. Eu realmente gostei do ambiente multidisciplinar e multicultural que encontrei ali, as amizades e a ambição, tudo tão densamente incluso em um campus pequeno e amigável. Essa experiência curta teve um grande impacto em mim e expandiu o que eu verdadeiramente considerava o meu mundo.

Então escolhi retornar e tive a sorte de ter a Rice me recebendo de volta. Tem sido uma jornada emocionante e um grande prazer fazer parte dessa comunidade distintiva.

Rice University Brazilian studentLuiza Gomes Ferreira, Estudante de Doutorado do Departamento de Química

Meu nome é Luiza Gomes, nasci em Brasília (a capital do Brasil) mas cresci em uma ilha chamada Florianópolis, capital de Santa Catarina, no sul do Brasil. Floripa, para os íntimos, é muito conhecida pela sua natureza exuberante e lá existem 42 praias e lindas vistas.

Atualmente sou Doutoranda no Departamento de Química da Rice University. Antes de vir para a Rice, estudei na Universidade Federal de Santa Catarina, onde concluí meu mestrado e bacharelado em Física. Minha pesquisa consiste em aplicar modelos estatísticos mecânicos para entender os movimentos da proteína dentro das células. Faço isso através de cálculos computacionais e teóricos.

Ouvi falar sobre a Rice por conta do meu orientador, o professor Anatoly Klomeisky. Durante meu mestrado, eu li algumas pesquisas escritas por ele e conheci a Rice University. Decidir vir para a Rice por que é uma grande instituição de ensino e pesquisa. Outro motivo que me fez escolher a Rice é que eles são uma instituição genuinamente preocupada com o bem estar dos seus alunos. Minha meta ao vir para cá era a de me tornar a melhor pesquisadora que pudesse, mas depois de chegar aqui me dei conta que a Rice tem muito mais a oferecer. Então me envolvi com o máximo de experiências diferentes que consegui, tentando utilizar todas as oportunidades que a Rice tinha para oferecer. Uma delas foi a BRASA (Brazilian Students Association). A BRASA foi criada em 2015 e até o fim do outono fui escolhida como presidente. Desde então temos espalhado cultura Brasileira pela comunidade da Rice University e dado apoio aos alunos Brasileiros. Fazemos isso organizando encontros e nos engajando nas oportunidades que as atividades da Rice proporcionam. Rice University é uma instituição maravilhosa e não há melhor forma de definir minha experiência aqui do que através do slogan deles “sabedoria não convencional”.

Entre em contato com Mayra Horta Onuchic (mho1@rice.edu) para mais informações.