Estude Psicologia no Reino Unido

Psicologia é a matéria mais popular em ciências no ensino superior do Reino Unido. Alunos de diversas origens e qualificações de entrada cursam esta área. Aplicações de estudantes internacionais são bem-vindas.

Um curso superior em Psicologia (geralmente de três anos, quatro anos na Escócia) possui ênfase em ciência, desenvolvimento da compreensão da mente, cérebro e comportamento humano, contextos sociais e experiência através de ensino e pesquisa. A formação é constituída pela aquisição de conhecimento e pela experiência de diversas habilidades e métodos de pesquisa. Durante todo o curso há uma ênfase na aplicação da matéria na vida real, o que possui um impacto crescente na cultura popular.

Os diplomas cobrem praticamente a mesma área, pois a Sociedade Britânica de Psicologia governa e avalia constantemente o currículo de base; no geral, um curso introduzirá inicialmente a disciplina e possivelmente cobrirá matérias afins como biologia e sociologia, fornecendo práticas introdutórias, estatísticas e métodos de pesquisa. Isto será seguido de uma essencial cobertura pormenorizada de toda a matéria, desde as bases biológicas do comportamento e neurociência até psicologia social, passando pela cognição (percepção, memória, aprendizado, atenção), desenvolvimento humano, diferenças individuais (como personalidade, inteligência, avaliação psicológica), aspectos conceituais e históricos e demais métodos práticos de pesquisa e trabalho estatístico. O último ano normalmente conta com um projeto de pesquisa individual e o estudo de uma série de áreas de especialização que irão variar de instituição para instituição, refletindo a especialização e pesquisa dos funcionários. Então, isso tudo pode variar de áreas relacionadas à carreira, como psicologia forense, até estudos mais especializados como psicologia cognitiva aplicada. No decorrer do curso haverá uma ênfase no desenvolvimento de habilidades para posterior emprego, como apresentações, trabalho em grupo e pensamento crítico. A avaliação será feita através de diversos métodos, variando desde exames convencionais até análise de caso e apresentações de portfólio.

student studying at desk

Então, as instituições irão se diferenciar neste âmbito; algumas terão pessoas mundialmente famosas, que são especialistas de verdade, e todas terão pessoas que são dedicadas e entusiastas de suas matérias e pesquisas. Entretanto, o que será oferecido irá variar de lugar para lugar, dependendo dos interesses dos funcionários. Algumas terão uma ênfase maior em ensino, enquanto outras tentarão desenvolver as habilidades de aprendizado independente. Todas terão boas amenidades básicas de laboratório e TI, enquanto outras terão amenidades para trabalho aprofundado em tais áreas como o funcionamento cerebral e perceptual. Algumas serão pequenas, outras grandes; algumas estarão concentradas no campus, algumas no interior; outras estarão no centro das cidades. Algumas podem estar em prédios espalhados num ambiente urbano. Algumas podem estar em cidades pequenas, outras em cidades grandes. Algumas estarão em novos prédios construídos por uma causa, outros estarão em ambientes históricos. Algumas irão oferecer grandes auditórios, outras aulas individuais.

A conclusão do curso é a primeira etapa para os formandos que desejam se tornar um psicólogo profissional; normalmente, isso será seguido por estudo aprofundado e prática supervisionada, o que levará mais três anos antes de se tornar um psicólogo profissional independente. O diploma é, com certeza, muito apropriado para várias outras profissões, como docência, marketing, recursos humanos, mídia e assistência social.

Então, um diploma em psicologia não é interessante apenas pela sua essência, mas também pela sua vasta oferta de áreas no mercado de trabalho.