Estudando Sociologia no Reino Unido

Estudando Sociologia no Reino Unido

Estudando Sociologia no Reino Unido

Por que a nossa sociedade é organizada do jeito que é hoje? Por que isso muda com o tempo? O que realmente sabemos sobre assuntos importantes, como a maneira como os migrantes podem se inteirar num novo país e como os adolescentes fazem o uso das redes sociais? O que leva as mulheres à prostituição – falta de dinheiro ou falta de educação?

Sociólogos tentam responder essas perguntas e muitas outras questões importantes porque a sociologia é o estudo da sociedade, como ela é organizada, porque ela muda e os princípios que governam a maneira como ela funciona. Os sociólogos realizam pesquisa em educação, etnia, sexo, saúde, família, alimentação, religião, trabalho, esportes e muitas outras áreas de importância fundamental.

Boa parte deste trabalho tem sido realizada na Grã-Bretanha. A Sociologia tem sido ensinada em universidades do Reino Unido por mais de um século, com centenas de estudantes com qualificações em sociologia ensinando a matéria para mais de 30.000 estudantes no Reino Unido atualmente.

bsa conference 2015

British Sociological Association Conference

Um relatório de referência internacional de 2010, escrito por uma equipe liderada pelo Professor Helga Nowotny, Presidente do European Research Council na época, disse que a sociologia Britânica estava na “vanguarda internacional” da sociologia mundial.

O relatório mencionou que a sociologia do Reino Unido “se compara extremamente bem num quadro internacional mais amplo, pois, talvez, esteja atrás apenas dos Estados Unidos,” e “continua a ser intelectualmente inovadora e vibrante e mostra muitos sinais tranquilizadores de um envolvimento forte e vivo com o mundo contemporâneo e seus múltiplos problemas.”

A Sociologia no Reino Unido não envolve só a Grã-Bretanha, claro. Ela aborda também assuntos mundiais, como a migração e a globalização. Ela considera assuntos como como a alteração climática irá afetar a maneira que a nossa sociedade é administrada e se os governos nacionais podem garantir que a maioria das pessoas tenham um emprego, educação e plano de saúde ou se a maior parte de suas decisões são tomadas com corporações transnacionais em mente. A sociologia Britânica está estreitamente ligada com a sociologia de outros países e os jornais acadêmicos do Reino Unido levam frequentemente matérias de pesquisadores ao redor do mundo. A British Sociological Association (BSA) possui laços com mais de 400 instituições em 45 países.

Diversos projetos dão uma ideia sobre a pesquisa recente realizada por sociólogos do Reino Unido. Um deles, publicado pela BSA em Março de 2015, descobriu que benefícios sociais generosos em 18 países Europeus fizeram com que as pessoas tivesse mais vontade de trabalhar, não menos. Um projeto de 2014 descobriu que a Europa Ocidental enfrenta uma crise demográfica causada pelo crescimento do trabalho de meio período e temporário. Um outro projeto, feito em conjunto com a BBC, investigou as classes sociais na Grã-Bretanha contemporânea (http://www.bbc.co.uk/science/0/21970879).

Parte do motivo da sociologia do Reino Unido ter conquistado seu reconhecimento internacional é pelo fato de sua atmosfera intelectual aberta ter recebido estudantes e pesquisadores do exterior em universidades Britânicas no decorrer das últimas décadas.

Cerca de 40 universidades Britânicas possuem departamentos de sociologia e outras 70 possuem cursos de sociologia em outros departamentos, então para quem deseja estudar no Reino Unido há uma grande variedade.

bsa logoO site da British Sociological Association (www.britsoc.co.uk) possui uma seção dedicada às pessoas que pensam em estudar sociologia. Veja aqui: https://www.britsoc.co.uk/what-is-sociology/studying-sociology/

A seção de graduação possui um link para o site do Universities and Colleges Admissions Service no Reino Unido, onde cursos de sociologia podem ser procurados. Geralmente não é um requisito os candidatos já terem estudado sociologia na escola para poder estudar essa matéria numa universidade Britânica.

Um diploma de sociologia do Reino Unido deixam os graduados mais atraentes aos olhos de empregadores do mundo inteiro porque ele introduz uma variedade de habilidades valiosas, como como gerar novas informações usando uma ampla variedade de ferramentas de pesquisa, como trabalhar em equipe e como trabalhar efetivamente sem supervisão rigorosa. Essas habilidades, e o ponto de vista mais amplo sobre o funcionamento da sociedade que a matéria oferece, são os motivos pelos quais muitos empregadores vêem um diploma em sociologia como altamente relevante.

Pessoas que estudam sociologia arrumam empregos em diversas áreas, como saúde e educação, sistema de justiça criminal, setor de advocacia e direito, marketing e comunicações, revitalização urbana, habitação, organizações comunitárias, política social, finanças e outras empresas do setor privado. Um relatório de 2013 descobriu que graduados em ciências sociais estão mais propensos a estarem empregados após a sua primeira graduação do que graduados em outras áreas como ciências e artes, e uma proporção maior estão em cargos de gerência e alto funcionário.

A BSA está bem posicionada para defender a sociologia. Nós fomos fundados como a organização profissional representante dos sociólogos da Grã-Bretanha, com 2.700 membros na Grã-Bretanha e no exterior. Nós operamos uma rede de mais de 50 grupos de estudo, gratuitos para membros da BSA, que cobre uma ampla variedade de especializações dentro da disciplina e administramos fóruns de pós-graduação e de início de carreira como um meio de compartilhamento de interesses em comum. A BSA também oferece conselho gratuito aos seus membros sobre a escrita e publicação de trabalhos em jornais acadêmicos e a promoção de pesquisas na mídia. Se quiser saber mais, contate-nos: enquiries@britsoc.org.uk

– Judith Mudd, Presidente da BSA     www.britsoc.co.uk

O relatório de referência pode ser visto aqui:
www.esrc.ac.uk/files/research/evaluation-and-impact/international-benchmarking-review-of-uk-sociology

O relatório de destino dos graduados pode ser visto aqui:
https://campaignforsocialscience.org.uk/news/social-science-graduates-likely-work-graduates-report-says

Convidamos a todos que estão tendo seu primeiro contato com a sociologia e gostariam de saber mais a visitar nosso novo site satélite projetado para aprendizes pré-universitários: www.discoversociology.co.uk