Estudando arte e design na Austrália

Estudando arte e design na Austrália

Estudando arte e design na Austrália

As habilidades de inovar e pensar criativamente são qualidades buscadas com frequência entre formandos universitários e são cultivadas nos programas de graduação australianos de arte e design, além de valorizadas pelo mercado.

O estudo da arte (belas artes, artes criativas e artes visuais) é bastante amplo e cobre uma base em muitas disciplinas tradicionais como: pintura, desenho, escultura, cerâmica, fotografia, gravura, vídeos, digital e multimídia. Muitas dessas disciplinas mencionadas também têm especializações, como gravura, que pode ser feita em papel (impressão artística) ou em tecidos. O estudo de design também é amplo pois inclui muitas áreas de aprendizado: gráfico (comunicação visual), espacial (design de interiores, cerâmica, design de joias), moda (tecidos, tear, roupas), animação, som, interatividade e videogames.

art students in australia

Entretanto, a prática contemporânea da arte e do design encoraja os alunos a experimentar múltiplas disciplinas, fazendo estágios multidisciplinares, mesclando tradição e tecnologia de ponta e mantendo um pé no conhecimento da arte e design e outro em uma disciplina completamente diferente como ciência, engenharia, medicina ou finanças. Muitas faculdades de design na Austrália nasceram de escolas de belas artes, então o relacionamento entre arte e design se mantém forte e com uma influência mútua entre os dois. A vantagem das faculdades de arte e design em grandes faculdades é que permitem uma excelente transferência e intercâmbio de habilidades e conhecimento de uma disciplina à outra criando práticas híbridas e emocionantes. Há também uma tendência entre os estudantes, de fazer diplomas duplos para ter profundidade e amplitude nas suas habilidades. Exemplos disso são os diplomas duplos como o Bachelor of Design/Bachelor of Commerce, Bachelor of Fine Art/Bachelor of Science e o Bachelor of Computer Science/Bachelor of Media Arts (Animation).  A rica variação de diplomas duplos reflete a natureza inquisitiva em constante mudança dos alunos contemporâneos e como os interesses dos estudantes estão modelando o setor universitário.

A Austrália possibilita uma escolha ampla de centros de ensino, desde o tipo Technical and Further Education (TAFE) que é altamente vocacional e engloba treinamentos para atingir as necessidades dos empregadores e estudantes. A educação superior na Austrália consiste de 169 provedores de ensino que incluem 43 universidades. Qualificações de bacharelados, pós-graduação, mestrado e doutorado estão disponíveis nas disciplinas de arte e design.  A maioria destes diplomas oferece um ensino baseado na prática e, no nível de doutorado, o candidato pode exibir um alto grau de raciocínio através de pesquisa prática (mão na massa). O governo australiano garante uma qualidade rigorosa e sistemas de proteção ao aluno para que todas as instituições, seja privada seja pública, atinjam altos padrões na experiência de aprendizado. “A Austrália se posiciona constantemente entre os destinos estudantis mais populares para estrangeiros. Em 2015, 498.155 estudantes escolheram o país para continuar a sua formação” (National Strategy for International Education 2025.  Relatório do Governo Australiano, Abril, 2016).  A Austrália tem uma reputação de ser um ótimo lugar onde morar e estudar e de entregar uma experiência de aprendizado de alta qualidade.

 art and design students

Carreiras e empregos para artistas e designers nunca estiveram tão promissores. A Austrália está geograficamente situada ao lado de grandes economias emergentes, especialmente a China e o Sudoeste Asiático e o nosso mercado de mídia, artes visuais e performáticas, entretenimento e cultura possibilitam uma comunidade rica  na qual a arte e o design florescem e contribuem para a diversidade cultural, inclusão social, sustentabilidade ambiental e para o avanço da tecnologia. A Australian Trade Commission reconhece que as indústrias criativas têm um papel fundamental na educação, treinamento e desenvolvimento de futuros líderes, designers e artistas globalmente e o governo australiano encoraja os alunos estrangeiros que querem ser artistas e designers a ter acesso amplo às nossas indústrias criativas, melhorando a empregabilidade futura com vistos de trabalho pós-estudos que permitem alunos internacionais, que estudaram na Austrália, a permanecer no país de 2 a 4 anos após completar os estudos.

A educação de alta qualidade em arte e design proveniente da Austrália prepara os alunos para serem cidadãos globais que podem comentar e modelar a sua comunidade, país e mundo através de imagens, texto, experiências, objetos e ambientes (físicos e digitais).

Associate Professor Vaughan Rees
Associate Dean International
Art&Design, University of New South Wales
Sydney, Australia