Como fazer seu SOP (Statement of Purpose) se destacar

Como fazer seu SOP (Statement of Purpose) se destacar

“Um homem sem propósito é como um navio sem leme”. Esta é uma citação famosa de Thomas Carlyle sobre a importância do objetivo na vida. Esta citação, modificada para admissões à escola de pós-graduação diz “Um estudante sem uma boa statement of purpose (declaração de propósito) é como uma candidatura sem intenção”. A intenção é importante para os oficiais de admissão de escolas de pós-graduação em diferentes graus.

Algumas escolas de pós-graduação prestam muita atenção à statement of purpose de um estudante, pois ela é um indicador de sua motivação. No entanto, a maioria das escolas de pós-graduação usa a statement of purpose como um desempate entre dois estudantes com as mesmas qualificações. Nas universidades de ponta, às quais os melhores estudantes se candidatam vindos do mundo inteiro, esta declaração torna-se um pouco mais importante; já que a maioria dos estudantes que se candidatam têm qualificações muito fortes. Torna-se muito difícil diferenciar entre vários alunos bem qualificados. Uma Statement of Purpose que faz você se destacar na multidão pode ser um grande passo para selar sua admissão em um cenário desses. No entanto, saiba que ela não vai ajudá-lo muito se o resto da sua candidatura não for tão bom quanto a concorrência.

Dito isto, a statement of purpose é a única coisa que você pode controlar na candidatura. Você já prestou o GRE e não há tempo para prestá-lo novamente. Você não pode melhorar seu GPA neste momento; e suas cartas de recomendação estão prontas. Dado que a maioria dos estudantes produz o mesmo tipo de statement of purpose e envia em massa para várias universidades; é uma boa oportunidade para fazer sua candidatura se destacar. Aqui estão alguns passos que você pode seguir antes de fazê-la:

  • Compreenda o objetivo do Programa de Pós-Graduação: O programa é voltado para a produção de empreendedores? É mais voltado para direcionar as pessoas à pesquisa de alta tecnologia? Ou é uma combinação de ambos? Procure o site da escola de pós-graduação e veja o que os alunos anteriores fizeram e conseguiram. Certifique-se de que seu propósito (na statement of purpose) esteja alinhado com a finalidade do Programa da Escola de Pós-Graduação.
  • Procure egressos de sucesso do programa: Você pode fazer uma pesquisa no LinkedIn do programa de pós-graduação e buscar pessoas que se formaram neste programa 5-10 anos atrás. Veja onde eles chegaram. Esses alunos deixaram o programa orgulhoso. Se seus objetivos estiverem alinhados, você pode mencionar na declaração de propósito que você deseja alcançar mais do que o que esses alunos conseguiram.
  • Desenvolva uma visão de como você quer mudar o mundo e sua indústria depois que você se graduar nesta escola.
  • Sua experiência anterior: Que aspectos de sua experiência anterior se alinham com os objetivos da organização. Se você tiver concluído um projeto em tecnologia verde durante o seu curso de bacharelado e o objetivo do seu programa de pós-graduação for desenvolver novas tecnologias, você pode mencionar que você quer “expandir sua experiência em tecnologia verde e reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa através de tecnologia avançada desenvolvida usando a infraestrutura do programa de pós-graduação”. Se você não tiver experiência anterior relevante no campo, concentre-se em suas realizações anteriores em um campo diferente. Diga que sua história de realizações será de grande benefício para o programa e depois escreva sobre sua visão para mudar a indústria e o mundo.
  • Se você nunca fez nenhuma pesquisa antes, fale com pessoas que já tenham feito para que você tenha uma boa compreensão do que a pesquisa envolve. Muitos estudantes mostram sua ingenuidade na compreensão do que é pesquisa em sua statement of purpose.

student at her laptop

Neste ponto, não se limite apenas a buscar exemplos de declarações de propósito. Milhares de estudantes leem estes mesmos textos e reformulá-los não vai te ajudar muito.

Agora, escreva uma rápida statement of purpose usando toda a pesquisa que você acabou de concluir. Não gaste mais de 3 horas neste ponto. Depois que isso for feito, revise-a e certifique-se que os seguintes pontos foram seguidos:

  • Sua visão/motivação está claramente destacada no texto.
  • Suas realizações mencionadas relacionam-se à sua visão. Quaisquer realizações extras podem ser deixadas de fora.
  • Você passa uma impressão humilde e com vontade de aprender. Uma atitude de “sabe-tudo” pode ser um balde de água fria para muitos professores.
  • Certifique-se de que o seu entendimento da área de pesquisa é revelado. Assegure-se de mencionar suas ideias para a área, quais as tendências que você vê no futuro e como você capitalizará nelas. Quais são os outros problemas difíceis que você resolveu nesta área?

Agora, neste ponto, procure exemplos de statements of purpose na sua área e veja como a sua se compara com estes textos. Se você identificar qualquer coisa que tenha deixado de fora, adicione agora.

Uma boa statement of purpose que eu gostei muito é a que está abaixo, para admissão ao MIT:

http://people.csail.mit.edu/anantb/public/docs/sop/ms_admission_sop.pdf

Neste momento, você finalizou o conteúdo da sua candidatura. Agora certifique-se de revisá-lo e pedir que vários outros falantes nativos inglês também o façam. Existem vários bons editores que trabalham no Upwork e Freelancer que podem fazê-lo para você por um preço. O último passo também é muito importante, pois um erro de ortografia ou um erro gramatical podem deixar uma má impressão no comitê de admissões.

Agora você está pronto para enviar o seu statement of purpose!

 

Este artigo foi submetido por Abhishek Kumar
E apareceu originalmente aqui no website Jobs Galore